segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arrumando as malas

Com tantas viagens, invariavelmente sou questionada como arrumo as malas, se tem alguma dica especial, se levo muitas roupas, poucas roupas....a verdade é que ninguém gosta de arrumar mala !!! E eu sou uma dessas pessoas....mas, como temos que passar por esta etapa para podermos viajar, desenvolvi algumas “técnicas” que me ajudam bastante.

Existem vários tipos de viagens, de férias com a família, a trabalho, com o amor, aquela em que praticamente trocamos de cidade de 2 em 2 dias (menos do que isso é tortura!), a viagem mais elegante e a mais tranqüila, o destino em que temos muuuuuitas compras e aquele mais contemplativos...mesmo assim as dicas básicas servem para todos os tipos de viagem!

A regra numero 1 é : Leve apenas o que consegue carregar. Neste ponto estamos ainda bem atrás dos Europeus (exceto os Espanhóis que viajam ainda com muitas bagagens) e dos Americanos (que são tão básicos ao se vestir que facilita bem a vida ...rsrs ).
Honestamente , 2 malas só mesmo no vôo de volta de qualquer viagem aos EUA, afinal ninguém é de ferro...

Para começar, escolha uma cor. Sim uma cor principal, azul, marrom, preto, cinza, só uma! Esta dica para mim é a mais importante, aprendi há pouco tempo com uma pessoa chiquérrima que conheci na Copa da África. Todas as peças desta mala devem combinar com esta cor.  Assim você leva apenas 1 sapato para o dia, 1 para a noite, acessórios que combinem com esta cor sempre, 1 bolsa e só por isso, já economiza tempo e espaço!

Escolhida a cor, tudo fica mais fácil. Veja quantos dias ficará na viagem, e se haverá muitas trocas de hotéis.
Com muitas trocas de hotéis leve pouca roupa mesmo, algumas calças, saias, mas camisa para todos os dias, pois não haverá tempo para lavar roupas. O ideal é que sua mala seja arrumada como um guarda roupa, pois dificilmente terá tempo de tirar tudo da mala e arrumá-la novamente TODOS OS DIAS, e nada mais chato do que estar jantando em um lugar maravilhoso, único e não parar de pensar: “ tenho que arrumar as malas, tenho que arrumar as malas”. Então coloque de um lado as camisas, e do outro as calcas e saias, no meio os acessórios e nécessaires, de modo que seja fácil visualizar tudo rapidamente. Não é a maneira onde cabem mais coisas, mas é a mais prática para pouco tempo em cada hotel. Quando as compras forem aumentando, ai não terá jeito... Vá ate o fim das dicas de hoje e veja como aproveitar o espaço da mala ao máximo!!!

Existem uns porta-camisas da Samsonite que eu gosto muito. Te ajuda a dobrar todas as camisas e camisetas do mesmo tamanho e permanecem passadinhos a viagem inteira. Vale a pena ter uns 2 pelo menos. Roupa passada a viagem toda sem de fato ter que passar...eu na verdade amassaria mais ainda uma camisa se tivesse que passá-la....rsrs!



Os sapatos... São sempre desajeitados nas malas, aprendi também com um coordenador que viaja mais do que eu, que os sapatos devem ficar na parte de baixo da mala, pois assim quando a mala fica em pé, o peso dos sapatos não amassa as outras roupas e fica mais fácil de carregar! Válido. Então, do lado esquerdo da mala, ou seja perto das rodinhas deixe sempre espaço para os sapatos e coisas pesadas, como as “nécessaires” também. Importante colocar sempre os sapatos em saquinhos individuais, para que não sujem nenhuma roupa e em uma emergência possamos enfiá-los em qualquer cantinho da mala.

Viagem com poucas trocas de hotéis... Leve pouca roupa ! Nesse caso menos ainda do que no caso anterior pois,  é mais barato mandar lavar algumas peças no hotel do que pagar excesso de peso nos vôos. E hoje em dia eles estão chatos mesmo, passou 1 KG, USD100,00!
Como você poderá tirar as roupas da mala neste caso, então a mala pode ser arrumada da maneira que eu mais gosto.
Nada de rolinhos, quadradinhos, etc. A melhor maneira de aproveitar todos os espaços da mala para que possamos colocar mais e mais compras (rsrsrs) é colocar a roupa esticada!
Comece sempre pelas calças, coloque-as esticadas no fundo da mala, sem perder nenhum cantinho. Onde termina uma começa a outra. Importante ocupar todos os espaços, caso contrário ficarão vários montinhos com buracos ao lado.
Depois os vestidos, esticados ao máximo, as malhas de lã (caso haja) as camisas e camisetas e por cima de tudo os casacos. Sempre respeitando os sapatos e nécessaires no pé da mala.

Lingeries e biquínis. Aqui tenho uma dica ótima, leve lingeries descartáveis, são muito mais higiênicas e não fica aquela coisa desagradável de lingerie pendurada em banheiro de hotel para secar! Vale para os homens também! Aliás, outro dia fiz um teste, presenteei um namorado que viaja muito também , ele usou e aprovou, e olha que ele é exigente hein! Você pode comprá-las em drogarias. Em SP, tem na Drogaria Iguatemi do Shopping Iguatemi, vou tentar descobrir onde são vendidas em outros lugares. Não são caras. Custam em média R$ 2,00 e vale muito a pena! E outra, nada mais feio do que você abrir a mala e encontrar lingeries pelos cantos.... Lembre-se hoje em dia qualquer pessoa pode abrir nossas malas nos aeroportos...
Atenção – essa dica não vale para Lua de Mel ou viagem a dois totalmente romântica hein!!!
Mesmo assim, temos que levar umas lingeries nossas (afinal nunca sabemos se alguém vai nos fazer uma surpresa ou quem sabe em uma viagem a Itália aparece um belo italiano....temos que estar sempre preparadas ...rsrsrs... vale para os homens também!) , e aí existem os “porta-lingeries”, o ideal é ter aqueles que você tira da mala e pendura no armário , super fácil e prático. Tenho um da Victoria Secrets, mas sei que existem outros também. Coloco os biquínis nos porta lingeries. Nesse caso, não sou um bom exemplo, pois, tenho compulsão por biquínis e levo um monte, monte, monte, pelo menos 1 por dia, para a praia da manhã, para a praia da tarde, etc...NADA DE BIQUINI DESCARTÁVEL !!!!
Ah, também enfrentamos outro problema, os sutiãs, nesse caso os descartáveis não são muito legais...eles tem bojo e podem amassar, então existem “porta-sutiãs” que deixam todos protegidos. Podemos comprá-los até em lojas de malas !



Não leve suas roupas mais caras e mais queridas...infelizmente 20% das malas embarcadas são perdidas, muitas voltam, mas algumas nunca mais, então para que correr riscos?
A menos que você vá receber um prêmio em Mônaco ou vá ao casamento do Príncipe em Londres... Leve sua melhor roupa e jóias, muitas....quer saber ?.... Quem vai a algum desses eventos deve é ir sem mala e comprar tudo, tudinho por lá....principalmente o vestido das festas e as jóias....!!!

Roupa Suja – detesto colocar roupa suja misturada com roupa limpa. Mas, as vezes não dá, se a Mala não é uma Rimowa (que eu não gosto) ou uma Samsonite, dura onde você tem os 2 compartimentos ....leve contigo um saco de roupas sujas e coloque as roupas sujas nele, mas nunca emboladas, e sim, sempre esticadinhas pois depois deverão ir na mala e não se esqueçam , espaço é tudo para as compras!!!

E dá para ser Chic com pouca roupa, pouco tudo ??? Não quero de forma alguma entrar na área da Glorinha Kalil ....Mas claro que dá !
Exemplos:
Calça de Alfaiataria – são leves e confortáveis, de dia ficam ótimas com uma camiseta ou regata e uma sapatilha. A noite ficam chiquérrimas com uma camisa de cetim (que aliás não amassam ) e com um salto alto( tudo  nos mesmo tons hein? ).
Lenços / Echarpes – são os meus acessórios número 1. Tenha sempre lenços que você pode colocar em cima de uma camiseta branca básica, e estar arrumada. Se tiver o Louis Vuitton então... rsrsrs.... tias Vicky e Ana , essa é para vocês...rsrsr.
Vestidos para o verão – de dia com sapatilhas, a noite com um belo salto, sempre feminino e elegante.
Casacos – tenha 1 Chic, ele servirá para todos os momentos. De preferência escuro.
Tênis para corrida – só na academia.... Então prefira as sapatilhas nas viagens ou as botas baixas, são sempre muito confortáveis. Leve uma sapatilha dourada, ou prateada dependendo da escolha da sua cor nesta viagem, pois, elas combinam com tudo.
Jeans – por incrível que pareça eu evito-os nas viagens. São normalmente mais pesados, ocupam mais espaço e dependendo da ocasião não são bem vistos (principalmente nas viagens a trabalho). No avião então são a pior opção. Mesmo os Seven, Diesel, Dolce, etc, etc.
Jóias e Acessórios – não leve jóias na viagem. Eu sempre levo a jóia que está comigo e que combina com tudo. Levo uma ou outra bijou e só. Infelizmente, podemos perdê-los por vários motivos.
Bolsa – meu item preferido e de 9,5 entre 10 mulheres. Sim leve a bacana que estará sempre com você e te deixara Chic de qualquer forma. Pronto não precisa de mais nada!
Relógio – só 1 ! Não precisa ser o Rolex, ou Cartier, etc... Para todo o canto....Relógio só é sinônimo de Status no Brasil !!! Ou se for o Rolex, Cartier, etc, tenha certeza que no destino o perigo de ser assaltado não é igual ao daqui... E se forem as festas de Mônaco ou Londres, compre lá com muito ouro e brilhantes...rsrsrs!
Óculos de Sol – AMO, mas leve apenas 1. Deixe para comprar mais na viagem!
Cinto – apenas 1...da cor escolhida para a viagem!

Nécessaires - são os itens mais pesados. Você não precisa iniciar o tratamento de pele na sua viagem! Então leve realmente aquilo que usa todos os dias. Temos mania de achar que vamos começar a usar o creme do lado esquerdo da parte superior do olho nas férias.... NÃO VAMOS !!! Leve o Shampoo, Condicionador (não precisa levar o tubo todo por favor ), o creme do corpo, do rosto da noite e do dia ! Pronto! Ummmm perfume, pequeno, compre mais no Free Shop! Escova de dente e pasta, e o Listerine PEQUENO. A maquiagem deve ser com poucas cores também! A base, o blush, o rímel (1 cor só), 2 sombras combinando com as roupas ou monocromática (depende do seu etilo) e a preta, que eu não vivo sem ! Poucos pincéis e só! Ninguém vai usar a caixa inteira de maquiagem justo nas férias!!! E olha que eu não saio do meu quarto sem estar totalmente e pronta para qualquer evento, quem me conhece bem sabe.... E nem por isso levo a caixa de maquiagens.
1 pinça, 1 esmalte da cor que está usando somente para uma eventual lascadinha....1 lixa de unha, 1 alicate pequeno e acho que só !

Nossa me esqueci dos remédios – isso sim é um ítem que eu abuso. Na verdade como tenho sempre pessoas que dependem de mim como crianças ou clientes a minha volta, me sinto responsável por todos e levo sim....remédio para dor de cabeça, antibiótico , antigripal, anti térmico, gástricos, calmantes , etc, etc....veja sempre a validade, é importante que tenha sempre Tylenol e se a pessoa não souber se é alérgico a algum remédio...deem apenas Tylenol. Bom esse item é serio e não deveria nem indicar, não sou médica, mas enfim....é como eu faço ! Mas, nesse caso façam como estão acostumados.

E por último.....uma historinha que me aconteceu em Paris...no Plaza Athenee....
Teve uma época da minha vida em que viajei muito a Paris e me hospedei no Plaza Athenee... Por lá ficava dias e dias...estava trabalhando , então saia cedo e voltava tarde, chegava cansada , tirava a roupa, colocava em cima da cadeira do quarto e dormia...no dia seguinte acordava cedo, saia correndo...e assim foi...por dias.
Chegou o dia de ir embora, arrumei minhas malas sozinha, pois, sempre acho que o “Buttler” não arrumaria melhor do que eu... (doce ilusão).
Embarquei, cheguei ao Brasil no verão e, portanto a maior parte das minhas roupas de Paris não seriam usadas...
Passado 1 mês mais ou menos, começou a esfriar em SP e senti falta de um casaco meu que eu adorava muito, era uma daquelas roupas bem caras que não devemos levar em viagens (rsrsrs ) , não achava , não achava.... Resolvi ligar no Plaza... Afinal sou uma pessoa bem desligada e desprendida, então poderia ter esquecido no Lobby, e quem sabe poderiam ter guardado...
Bom ao ligar, parecia que todos do hotel sabiam do meu casaco e da minha pessoa... Poxa fiquei bastante por lá, mas nem tanto né, ainda mais que meus vizinhos eram nada mais nada menos que Gisele Bundchen, Penélope Cruz e daí para cima (se é que existe acima delas... rs).
Realmente tinha esquecido o casaco no hotel, me perguntaram se eu havia esquecido mais coisas, mas honestamente achava que não. Foram muito gentis e se prontificaram a enviar o casaco pelo correio.
Quando o casaco chegou.... Chegaram junto com o casaco, mais 4 pacotes com roupas, muitas roupas... E todas MINHAS !!! Praticamente a minha mala inteira de roupas!!!
Como ?????
...T odos os dias o meu “Buttler” guardava as roupas no armário e eu nem percebia...como lá são muito armários eu olhei apenas 1 na hora de refazer as malas para voltar para a casa e como naquela época ainda viajava com muitas roupas e malas não me dei conta do tanto de roupas que estavam faltando pois estavam em outro armário do quarto....
Ou seja... Quanto menos roupas melhor, olhem sempre tudo antes de sair, mesmo aquele cantinho que você acha que não guardou nada e se tiver um “Buttler”... usem-no ! Ele saberá arrumar a mala e melhor de tudo saberá onde guardou suas roupas que estavam na cadeira do apartamento!!!

Boa Viagem !!!!!!!!!!!!

By Renata Franco

Um comentário:

  1. Adorei as dicas Renata. Sempre bom aprender mais e compartilhar, afinal acho que nunca estamos totalmente "prontos" pra arrumar a mala. Sucesso! Andressa Nicolau

    ResponderExcluir